quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Duvido, logo existo



As dúvidas, quando não te trituram, te bifurcam. Uma infinidade de caminhos a tua frente, visíveis e invisíveis, se mostram em várias direções, e você não enxerga para além. Sabe que há começo, apesar de que o começo possa nem existir. E nesse caso você até inventa um. Mas não sabe se há desvio, se há retorno (e o retorno é perigoso, pode ser algo completamente diferente da volta tão desejada)...não sabe sequer se há. Resta apenas seguir...mas seguir o que?

Razão, Fé, Coração, Instinto...trazem apenas mais dúvidas e fazem nascer mais caminhos (por bipartição). E você já tem que decidir rápido, pois ficar parado também já se tornou um caminho. E então, o que você espera? um conselho meu?

Ninguém pode, verdadeiramente, te aconselhar. A convicção que leva alguém a pensar que está certo provém da simples necessidade de fugir de um mundo onde não há certeza. As dúvidas afligem a todos...a todos que pensam estar vivos. As dúvidas afligem...mais ainda os que pensam estar vivos, e certos.

Conviver com as dúvidas pode ser interessante, se você souber. Porque as certezas também são redutoras de possibilidades. E é aí que você entra. Entra e inverte os papéis. Faz das dúvidas mais braços e pernas, e da certeza uma coisa que atrofia. Com ou sem, dúvidas ou certezas, os valores são sempre teus.

E isto não é um conselho...

4 comentários:

Tata disse...

E eu entendi linha por linha, palavra por palavra.

Arriscar-se, tentar, arriscar-se a voltar na curva perigosa do olhar alheio a ti.

Pedir conselhos a quem, ein? Só a gente sabe.

Lindo, Rafa. Beijoca.

Edna disse...

esse texto mais parece,uma ideia desordenada...pessoal e intransferivel.é um circulo...é voce nao pode falar de convicçao...alias voce nem pode falar da duvida nem da certeza a nao ser no seu diario romantico posto na cabeceira da cama...


bjo!!!

Aline Mayfair disse...

''Medíocre é quem tem uma lista de idéias cerradas, os que são cheios de certezas, os que não mudam de opinião.(...)Existe um leque de possibilidades infinitas, opiniões infinitas, infinitos pontos de vista.''

Eu

Luciana Dantas (Asas do Tempo) disse...

gostei do escrito, da idéia e do sentido.
vc a cada dia melhor!